O Que é um Empréstimo Consignado? Vale a Pena?
Com as diversas crises que o Brasil tem sofrido nos últimos anos, o número de pessoas que precisam de dinheiro emprestado só aumenta, o Empréstimo consignado é uma possibilidade.
Felizmente, há diversos tipos de empréstimos que variam no valor da taxa de juros a ser cobrado no momento do pagamento e na forma como o dinheiro é disponibilizado.
Uma das formas de empréstimos no Brasil que é considerada a mais prática e com as menores taxas de juros é o empréstimo consignado. Confira abaixo quando vale a pena fazer empréstimo consignado e quando isso pode se tornar um problema.
Como Funciona o Crédito Consignado?
Esse tipo de empréstimo é financiado pelo banco e é descontado diretamente do salário ou da aposentadoria do contratante. Até 30% de sua renda mensal pode ser comprometida, dependendo do valor do contrato.
Dessa forma, o banco não corre o risco de não receber valor, por isso suas taxas de juros são menores. No entanto, o contratante precisa se planejar para a diminuição do salário ou da aposentadoria.
Quando Vale a Pena Solicitar o Empréstimo Consignado?
Dependendo do tipo da sua dívida, o empréstimo pode ser bom ou ruim para o orçamento. Pessoas que são aposentadas ou pensionistas do INSS ou quem possui carteira assinada ou é funcionário público pode facilmente ter acesso a esse tipo de crédito.
Uma das melhores e principais maneiras de usar esse empréstimo é em troca de dívida. Ou seja, deve ser usado em situações emergenciais. Muitas instituições financeiras aceitam a troca pelo crédito consignado, baixando o valor de suas parcelas e juros, porque possuem a garantia de que irão receber esse valor.
Quando Não Vale a Pena Usar o Crédito Consignado?
Não é uma boa estratégia solicitar esse empréstimo para pagar contas do dia a dia. Esse tipo de socorro é extremo, acusando que seu orçamento deve ser revisado imediatamente. É preciso economizar em coisas supérfluas a priorizar o pagamento de suas dívidas já feitas.
Outra maneira de usar esse dinheiro de forma errada é usá-lo para aplicar na bolsa de valores. Por mais que os juros sejam baixos, seu valor não compensa o rendimento das aplicações de instituições financeiras.
Pedir um empréstimo para então emprestar esse dinheiro para familiar ou amigo também não é uma boa ideia. Como o pagamento passa a não depender de você, mas de uma terceira pessoa, você pode ficar com o nome sujo se a pessoa não cumprir o acordo.
Acesse: Como conseguir empréstimo na caixa?
Vantagens do Crédito Consignado
- As taxas de juros são as menores do mercado;
- Facilidade de contratação: como o banco tem garantia de que irá receber o valor emprestado, a burocracia é menor. Dessa forma, a liberação do valor na conta é rápida. No momento do contrato, o ideal é que o valor das parcelas do empréstimo não superem 20% do seu salário;
- Prazos maiores: os prazos para pagamento desse empréstimo pode chegar a 120 meses (ou 10 anos), ajudando pessoas que contam apenas com a aposentadoria ou que ganham salários baixos;
Desvantagens do Crédito Consignado
- Demissão: um dos maiores riscos para quem contrata o crédito consignado é a demissão. Se isso acontecer, o contratante terá que pagar todo o valor do empréstimo de uma só vez ou trocar por outro tipo de empréstimo, que é mais caro. Além disso, o contrato do crédito pode conter um desconto de até 30% do valor de sua rescisão. Por isso, é fundamental ler com atenção todos os itens do contrato;
- Dívida a longo prazo: o fato de fazer um empréstimo gera uma dívida por muitos meses. Por isso, é preciso ter um planejamento muito bom para que esse desconto direto do salário não cause problemas maiores no futuro;
- Data de vencimento da parcela: como o desconto é feito diretamente em seu salário, não é possível adiar ou suspender o débito direto desse valor em sua conta. Além disso, a renegociação do valor desse tipo de empréstimo não é muito simples.
Em vista de todos os pontos ressaltados aqui, é fundamental que o cliente pense e se planeje bem antes de solicitar qualquer tipo de crédito. Além disso, o destino desse dinheiro deve ser em algo que te poupe de outras dívidas ou renda algum dinheiro para o cliente no futuro.