Empréstimo Online: É Seguro? Devo Fazer? Tire Suas Dúvidas!
A instabilidade da economia, não só no Brasil como no mundo todo, tem afetado diretamente o bolso das pessoas, e as causas são várias.
Com a porcentagem de desempregados estagnada, muitas pessoas não conseguem recorrer ao mercado de trabalho formal para garantir o sustento pessoal, muito menos quitar as dívidas.
O agravante da chegada do coronavírus, que modificou completamente nosso cenário social e econômico recentemente e aumentou a incerteza de muitos quanto à vida financeira.
Economistas, empresas e governos têm estudado soluções de minimizar os impactos em quem já sofria com a falta de dinheiro, e agora pode ser ainda mais prejudicado.
Umas dessas alternativas, são os empréstimos. Ainda que seja um recurso de último caso para a maioria das pessoas, ele pode ser benéfico se estudado e utilizado da maneira correta.
Hoje, com uma rápida busca na internet, podemos encontrar diversas corretoras financeiras que fazem todo o processo online. Mas será que é mesmo seguro?
Como Funciona Um Empréstimo?

O primeiro passo é avaliar o grau de emergência financeira em que você se encontra. Em muitos casos, as soluções digitais podem te ajudar.
Existem dois tipos de empréstimo online disponibilizados pelos bancos e corretoras:
- Cartão de crédito
É disponibilizado um limite temporário em um cartão de crédito já existente, ou criado no ato da contratação do empréstimo.
Cada banco ou corretora estipula as condições de pagamento e juros do valor solicitado, bem como as regras de utilização do valor (por exemplo, onde ele pode ser utilizado).
- Empréstimo pessoal
O tipo mais comum, é o empréstimo de um determinado valor, calculado de acordo com a necessidade de quem solicita, acrescido de juros que variam com o tempo de pagamento.
Empréstimos pessoais podem ser melhor aproveitados quando usados para quitar dívidas maiores, ou para investimentos em bens duráveis, como imóveis.
Empréstimo Online: É Seguro?
Depois de avaliar a sua necessidade, você decidiu solicitar um empréstimo online. Certamente você quer ter certeza de que as suas informações pessoais não serão utilizadas para outros fins, bem como ter acesso ao histórico da empresa que oferece o serviço.
Nesse momento, vale a pena dedicar um tempo com muita pesquisa, buscar avaliações de quem já fez empréstimos pela internet, ou consultar instituições de credibilidade, como o Serasa.
Sabendo a reputação de cada empresa e as condições dos empréstimos que melhor atendam a sua necessidade financeira, é hora de enviar propostas.
Avaliando e Solicitando Um Empréstimo Online

O Serasa oferece um serviço de crédito para os consumidores, o eCred. A função do serviço é tentar negociar as dívidas de cada um de uma maneira mais fácil e vantajosa para ambos os lados.
Nele, você simula o valor da sua dívida em diferentes formas de pagamento, e pode dar a sorte de encontrar descontos especiais se puder quitar os valores à vista.
Porém, se você optou por solicitar um empréstimo em um banco ou corretora, o processo acontece da seguinte maneira:
- Você faz a simulação do valor no site do banco/corretora;
- Avalia as ofertas de acordo com o valor total;
- Escolhe formas de pagamento e condições de parcelamento;
- Envia documentos para análise de crédito;
- Recebe a resposta, que pode ser aceita ou não de acordo com as normas de cada credor.
Mas Afinal, Devo Fazer? Vale a Pena?
Os empréstimos online são, em grande maioria, confiáveis. A grande variedade de empresas oferecendo serviços de crédito possibilita diferentes níveis de negociação, com melhor ou pior taxa de juros.
Fazer um empréstimo online vale a pena por economizar tempo buscando e enviando propostas, mas você sempre deve ter o cuidado de não fornecer dados que não estejam protegidos por ferramentas de segurança.
Desconfie de ofertas ”boas demais para serem verdade” oferecidas por nomes estranhos, e sempre faça contato por canais oficiais de comunicação das empresas.