Juros de Empréstimos: Como Calcular? Fique Por Dentro!

.Todo mundo já passou por um momento financeiro ruim, e provavelmente isso esteja acontecendo com você. Nessas situações, um empréstimo pode ser uma boa solução, não é mesmo?

Apesar disso, as dúvidas surgem. Os juros, por exemplo, são o maior medo de quem faz um empréstimo, pois eles costumam ser altos.

Para te ajudar a entender como os juros de um empréstimo são calculados e tirar possíveis dúvidas que você tenha sobre o assunto, fizemos este texto.

Empréstimo: Entenda Como é Feito o Cálculo dos Juros

Empréstimo: Entenda Como é Feito o Cálculo dos Juros

Como já mencionamos aqui, a taxa de juros em um empréstimo costuma ser uma das maiores preocupações de quem procura o serviço. Toda essa preocupação não é em vão, já que é essa taxa que define o valor final de cada parcela do empréstimo.

Mas, afinal, como as empresas calculam os juros de um empréstimo? Essa é uma pergunta bastante comum, mas a resposta é muito relativa. A taxa de juros e a forma como ela será calculada irá depender de cada empresa, por isso não há uma resposta correta.

Por isso é muito importante que você pesquise bastante as instituições que oferecem esse serviço, para que você não tenha nenhuma desvantagem. Apesar disso, as instituições costumam ter algumas coisas em comum em relação aos juros, como as divisões entre juros simples e juros comum. Veja as diferenças eles:

  • Juros simples: nesse serviço, é aplicada uma taxa mensal em cima do valor do empréstimo. Apesar de ser um serviço comum, a taxa pode variar de acordo com cada instituição financeira. Mas, por exemplo, se essa taxa for de 2% em cima do valor total do empréstimo, você deve acrescentar 2% a mais em cada parcela.
  • Juros composto: esse serviço pode ser considerado como a cobrança do juros de um juros. Parece um pouco confuso, né? Mas calma. O juros simples é aplicado sobre o valor total do empréstimo, enquanto o juros composto é aplicado no valor total + possíveis juros. Esse juros vai aumentando ao decorrer das parcelas, pois ele é recalculado a cada mês, então, quantos mais parcelas, mas juros.

Esses são somente alguns detalhes em que você deve estar atento. Se você não entende muito do assunto, leve um parente ou amigo junto com você, para que te ajude a tomar a decisão final.

Cada empresa terá uma forma de trabalhar e de realizar os seus próprios cálculos, por isso é tão importante estar atento. Há empresas que possuem juros bastante abusivos e costumam se aproveitar do cliente, principalmente se notarem que ele não sabe como esses serviços funcionam.

As empresas também costumam fazer vários cálculos antes de fornecer o empréstimo, o que faz o custo desse serviço ser bastante variado. Para definir o valor final, três principais coisas são calculadas: custo da venda, taxa de retorno do investidor e aquisição do cliente.

Além disso, a vida financeira do cliente também é levada em conta; se há chances de você ser uma pessoa inadimplente, a empresa precisará aplicar uma taxa alta de juros, com o objetivo de se resguardar em uma possível falta de pagamento.

Existe, ainda, a taxa de Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), que influencia no valor final das taxas de juros. A SELIC é uma taxa presente na economia, usada como base para determinar as taxas de qualquer tipo de empréstimo.

Outros fatores também contribuem com o valor da taxa: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Tarifa cadastro e os Seguros.

O IOF é obrigatório e está presente em todas as taxas, mas a tarifa de cadastro não é cobrada por todas instituições financeiras. Os seguros, no entanto, ainda são bastante cobrados, pois é uma forma da empresa se respaldar em caso de morte do titular do empréstimo ou falta de pagamento.

As Vantagens e Desvantagens De Fazer um Empréstimo

Empréstimo: Entenda Como é Feito o Cálculo dos Juros

Algumas pessoas podem pensar que realizar um empréstimo só possui desvantagens, mas isso não é verdade. O empréstimo pode salvar você em um momento de urgência, por exemplo. Mas, tenha cuidado: o empréstimo é exatamente para isso, situações de urgência, você não deve realizar empréstimos a todo momento.

Pode parecer besteira, mas muitas pessoas fazem empréstimo sem grandes necessidades, o que pode causar uma grande dor de cabeça. Por isso, tenha sempre cuidado e cuide de seus familiares, principalmente aqueles que já são mais velhos e acabam sendo facilmente convencidos por instituições financeiras a realizar empréstimos de valores altos e com juros mais altos ainda e que, muitas vezes, não tem nenhuma necessidade.

Você precisa, de fato, realizar um empréstimo? Então aproveite as dicas que demos ao longo do texto e não caia em uma cilada.